VIII ENEMU/II EREMU

VIII ENEMU/II EREMU

segunda-feira, 16 de março de 2015

VII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE MUSEOLOGIA- PELOTAS.



Sua primeira edição foi realizada em 2004 em Salvador – Bahia, junto ao 1º Fórum Nacional de Museus, momento profícuo de debates e encaminhamentos, tanto de políticas públicas para o setor museal, quanto para a articulação e organização dxs estudantes. Este evento marcou a fundação da Rede de Estudantes de Museologia (RENEMU), que em 2008 foi reorganizada com a criação da Executiva Nacional de Estudantes de Museologia (EXNEMUS), instância máxima que atualmente articula e fomenta o movimento estudantil do campo, organizando o ENEMU e outras estratégias de valorização do protagonismo discente na Museologia.

  Chegamos ao 8º ENEMU – Pelotas – RS com uma realidade muito distinta da vivenciada em 2004: contamos atualmente com 16 cursos de graduação em Museologia, 4 cursos em nível de pós-graduação (mestrados e doutorado), além de cursos de especialização e técnicos, oferecidos por instituições de todas as regiões do país. O campo museal também tem vivenciado uma expansão inédita, com a criação de inúmeros museus e o desenvolvimento de diversas estratégias e processos museais, envolvendo uma grande diversidade de experiências e práticas.

Ao trazer para o centro do debate os “Rumos da Museologia e de seu Movimento Estudantil no Século XXI” a proposta é revisar nossa trajetória enquanto campo de conhecimento e intervenção, mas também de avaliar, discutir, reformular e encaminhar novas estratégias e ações em prol da articulação nacional dxs estudantes de Museologia do Brasil, acolhendo as diversas visões teóricas, filiações políticas e ideológicas e, coletivamente, fortalecermos nossos passos no presente, projetando o futuro que almejamos. .

Um comentário:

  1. Muy interesante encuentro, lástima que me he enterado recientemente.-
    Pelotas RS es una Ciudad hermosa que conozco y se que los museos son valorados.Agradecería si en el futuro me pueden informar sobre el próximo encuentro.Cordiales saludos!
    Museóloga Zulema Cañas
    Miembro del ICOM
    Presidente
    Asociación Civil Foro de la Memoria de Mataderos
    Directora Regional del COFFAR
    Buenos Aires - Argentina

    ResponderExcluir